Como a neurociência explica a tendência viciante que os jogos virtuais têm?
A tendência viciante dos jogos de computador pode ser explicada por vários fatores.
Aqui estão algumas das razões mais comuns:
- Recompensa e gratificação
Os jogos são projetados para proporcionar a sensação de recompensa e gratificação imediata, através de pontos, níveis, entre outros.
Deste modo, é ativado o sistema de recompensa do cérebro, libertando neurotransmissores como dopamina, que estão associados à sensação de prazer e motivação.
- Desafio e progressão
Os jogos geralmente apresentam desafios, nos quais os jogadores devem superar obstáculos cada vez mais difíceis de ultrapassar.
Os jogadores ficam envolvidos e estimulados, ativando áreas do cérebro associadas à aprendizagem, caso do córtex pré-frontal.
- Interatividade e imersão
Os jogos proporcionam um alto nível de interatividade e imersão, permitindo que os jogadores escapem da realidade e mergulhem no mundo virtual envolvente.
A pessoa fica totalmente absorvida na atividade, esquecendo-se do tempo e de preocupações externas.
- Socialização e grupo
Muitos jogos incluem elementos de socialização, como jogar com amigos online ou fazer parte de comunidades de jogadores.
O sentimento de pertença a um grupo e a interação social podem aumentar a ligação ao jogo.
- Personalização e controle
Os jogos frequentemente oferecem opções de personalização e controle sobre o ambiente do jogo e o desenvolvimento de uma personagem.
Tal proporciona aos jogadores uma sensação de autonomia e controle que pode aumentar o envolvimento e a ligação ao jogo.